Você precisa ter uma forte presença online!

Você pensa que não precisa de um site ou ainda resiste à construção de um para o seu negócio dizendo para si mesmo que eles são muito caros, que não tem tempo, ou ainda que já tem trabalhos suficientes e não precisa de um?

Se você pensa assim leia esse texto até o final. A realidade é muito diferente, não ter um site te custa mais tempo e dinheiro do que ter um, para competir no atual cenário do mercado você deve ter uma forte presença online! E não estou falando apenas sobre ter um perfil em uma rede social como Instagram e Facebook e um site feito por você mesmo. Deve-se pensar em uma estratégia de presença online bem planejada e unificada, com todos os elementos online para ter o melhor desempenho possível.

Dê uma olhada nisso: “81% das pessoas buscam por empresas ou serviços na internet para auxiliar em sua decisão final.” Mesmo assim 46% dos empresários ainda justificam não ter um site por não precisarem de um. Essa pesquisa foi feita no Canadá mas um forte cenário online tem se estabelecido no Brasil, fortalecido pela pandemia do Corona vírus desde 2020, forçando muitos desses empresários a migrar rapidamente para ter maior presença online em pouco tempo, sem um planejamento adequado.

A propaganda online está superando as demais

Pela primeira vez os gastos em propagandas online estão ultrapassando os de outras fontes. No Brasil, segundo o site economia da UOL, em um estudo da CENP (Conselho Executivo de Normas-Padrão) feito antes da pandemia de 2020, “o meio online cresceu de R$ 2,18 bilhões (17,5% do total), no primeiro semestre de 2018, para R$ 2,59 bilhões (20,7% do total), no mesmo período.” Essa pesquisa foi realizada com as maiores empresas de marketing do ramo.

Isso representa o segundo lugar em investimentos em propaganda e marketing, ficando atrás apenas da televisão aberta. Lembrando que esse estudo não contemplou os valores gastos em ADS do Facebook e Google o que aumentaria muito os valores aumentando ele para a primeira posição.

Antes de fazer uma escolha um potencial cliente faz uma pesquisa em média em 10 sites para poderem decidir qual produto ou serviço comprar. Não é importante apenas ter presença online, mas ter uma presença bem planejada para se destacar da concorrência.

Pense diferente, pense online

Se você possui um negócio local e físico, independente de onde você esteja localizado, é melhor começar a pensar online, socialmente e de maneira portátil, em uma era em que a grande parcela da população possuem e preferem usar celulares.

Atente a isso: antes de fazer uma escolha um potencial cliente faz uma pesquisa em média em 10 sites para poderem decidir qual produto ou serviço comprar. Portanto, não é importante apenas ter presença online, mas ter uma presença bem planejada para se destacar da sua concorrência, confira abaixo alguns motivos para criar um site agora mesmo:

1. Tenha um cartão de visitas online

Segundo a App Annie, o Brasil está entre os 5 países com usuários que passam mais tempo online no mundo, acompanhado de países como a China e Indonésia. Então, se você quer ser descoberto por pessoas que passam seu tempo na rede, é essencial que tenha informações precisas e acessíveis da sua empresa na internet.

Um site atua como um cartão de visitas, só que mais completo e muito mais acessível, tendo informações como contatos, serviços oferecidos, empregados, entre muitas outras possibilidades.

2. Seja encontrado pelos buscadores

Com certeza você já usou o Google para fazer uma pesquisa online ou outro mecanismo de busca semelhante, seja para achar uma empresa ou outra informação. Mas sabia que maioria das experiências online começam através de um mecanismo de buscas? Cerca da metade disso são buscas por negócios locais.

Portanto, você deve ter um site otimizado para buscadores que possa ser ranqueado nas buscas orgânicas. Isso irá garantir que os consumidores possam te encontrar e se conectar com você.

3. Demonstre credibilidade

Você já entrou numa loja e comprou um produto após ter tido uma má primeira impressão do local? Quando temos que convencer um possível consumidor a comprar ou adquirir nossos serviços a primeira impressão é importante. Em média 50% das pessoas não irão recomendar um site com um layoult ruim para outras pessoas, e 56% não confiam em um negócio sem site.

Ter um site aumenta instantaneamente a credibilidade do seu negócio. Ter um site ruim criará o efeito contrário. Consumidores julgam seu negócio, em um primeiro contato, baseados na sua aparência.

Ter um design profissional pode te ajudar a reter esses possíveis clientes e ganhar mais recomendações organicamente, passando a imagem de um negócio confiável, com o qual eles querem fazer negócio.

4. 24 horas por dia 7 dias por semana

Diferente da maioria dos negócios, que provavelmente não operam 24 horas por dia de segunda à segunda, seu site nunca para. Isso significa que, mesmo que não tenha um funcionário pronto para interagir com o seu consumidor, o seu site fará parte desse trabalho, providenciando informações úteis e acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

5. Já deu uma olhada no vizinho?

Você pode não ter um site ou não querer um, mesmo tendo chegado até aqui, mas já viu o que a sua concorrência anda fazendo? Eles provavelmente já tem um site e esse é o primeiro passo para aumentarem o seu alcance sobre você.

Cerca de dois terços das pequenas empresas possuem sites, isso quer dizer que a maioria dos pequenos negócios tem presença online e a probabilidade do seu competidor ter um buscando pessoas na sua área é grande.

Se você quer ser sempre competitivo e relevante na sua área, é importante que crie uma boa imagem online e siga melhorando cada vez mais.

6. Quer expandir mas não quer um site?

Se você está na esperança de expandir o seu negócio e trazer mais consumidores, ter um site é uma importante estratégia. Conte quantas grandes empresas você conhece que não possuem um site? Se conseguir lembrar de algumas elas caberão em uma mão. Cerca de 81% dos negócios que lançaram sites tiveram um crescimento visível, e 97% dos donos de pequenos negócios recomendam a outros donos de pequenos negócios que tenham um site.

Entretanto não se engane com esses números, apenas ter um site como estratégia isolada pode não ser suficiente para a sua expansão, lembre de que um site é uma parte primordial de uma boa estratégia de marketing mas não é a única parte dela.

7. Aprimore a sua Marca

Um site é um ótimo lugar para melhorar a imagem da sua marca através de uma boa construção e layoult, criando uma narrativa única que reflita o seu negócio.

Nem sempre as redes sociais e sites de avaliação serão suficientes, eles ajudam a melhorar a sua imagem através da avaliação e interação do público, isso pode ser útil mas nem sempre ideal. Ao criar e gerenciar seu site e conteúdos você terá liberdade de moldar a sua imagem livremente.

No que prestar atenção ao construir um site?

Se você já se convenceu da importância de ter um site para o seu negócio preste atenção em algumas dicas para criá-lo, elas te ajudarão a ter um site que seja bonito e funcional:

  1. Tenha certeza de ser otimizado e adaptador para dispositivos móveis;
  2. Tenha um bom site de hospedagem. Sempre recomendamos a Hostinger pelo custo benefício que proporcionam.
  3. Tenha certeza de que ele se pareça profissional, afinal você quer melhorar a sua credibilidade não piorar ela.
  4. Escolha um bom nome de domínio e extensão de domínio, ou seja o nome do seu site na internet.
  5. Deixe evidente a sua marca, endereço e contatos.
  6. Adicione informações de redes sociais, como links de acesso ou, em alguns casos, até mesmo inserir suas postagens recentes diretamente em uma das páginas, como tweets, posts do facebook ou instagram.

 

Seu site pode te ajudar a crescer a sua presença, credibilidade e consequentemente trazer mais clientes através de mecanismos de buscas e recomendações orgânicas, ganhando mais seguidores e convertendo mais clientes..

Se você tem um negócio local é essencial ter uma forte presença online aliada à uma forte estratégia de posicionamento. E o melhor lugar para começar é o site!

É hora de fazer a sua marca se destacar!

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