Escolha a imagem certa para a sua marca

A imagem da sua marca tem um papel vital na criação de uma imagem positiva e de longa duração em associação com a sua marca. De cores à fontes e imagens, aprenda tudo sobre a composição da sua marca e como escolher a melhor para seu site.

Conforme você junta os elementos do seu site, têm de ir além das preferências estéticas do seu cliente.

Claro, clientes querem um site que é “atrativo”. Mas o seu gosto por tipografias cursivas ou uma paleta estilo arco-íris seria bem aceita pelos visitantes e consumidores em processo?

É seu trabalho descobrir como criar um site que pareça bom para o seu cliente e para a audiência dele – mas que também seja efetivo ao contar a história da marca.

Isso é o porque web designers tem muito trabalho ao escolher e montar a imagem de marca para os sites de seus cleintes.

A imagem de marca não é apenas sobre gostar ou odiar o jeito que um elemento fica em uma página. É sobre ir mais fundo na história, missão, e personalidade da empresa e somente então escolher o visual que melhor assimila tudo isso para o visitante sem a necessidade de palavras. Mais ainda, tudo deve ser feito nos devidos lugares, até mesmo nos favicons.

O que é imagem da marca?

A imagem da sua marca são os visuais distintos que os consumidores associam com a marca e as mensagens que ele pegam do visual da identidade visual.

Vamos pegar por exemplo o McDonald’s. Logo abaixo está a página inicial do site deles:

Todos os elementos visuais do McDonalds estão presentes:

  • Seu logotipo de arcos amarelos;
  • O amarelo e vermelho presentes por toda a página;
  • As fotos perfeitas de lanches e batatas fritas.
 

Você nem precisa ver o nome do McDonald’s na página para saber que é o site deles. Isso é o que a imagem de marca deve supostamente ser.

Imagem de Marca X Identidade da Marca

Agora, imagem de marca é diferente de identidade da marca, os termos são muito próximos e causam certa confusão.

Identidade da Marca tem relação com como a empresa é vista pelo público. No caso do McDonald’s, é conhecida como uma empresa de fast-food que entrega um produto acessível e confiável.

Enquanto que a imagem de marca que você escolhe para uma empresa pode influenciar o como ela é vista, a identidade da marca é um problema maior que pode ser afetada por uma variedade de fatores – como por exemplo o jeito que a empresa trata seus funcionários, iniciativas filantrópicas que pratica, assim como as coisas ruins que fazem.

Tipos de Imagem de Marca

Olhe em qualquer guia de estilo de marca e você vai achar exemplos de imagem de marca que você pode precisar definir para o seu site:

  • Logos;
  • Fotografia;
  • Ilustrações;
  • Iconografia;
  • Tipografia;
  • Vídeo;
  • Animações;
  • Paleta de cores;
  • Regras de composição;
  • Filtros;
  • Fundos;
  • Componentes de UI.
 

Alguns desses elementos de imagem de marca são essenciais para um site, como a paleta de cores, as regras de composição da logo, e fotos. Entretanto, outros são dependentes do estilo visual que você deseja desenvolver para a sua marca, como filtros e ilustrações.

Por que a imagem de marca é importante?

A imagem de marca é muito parecida com o visual de uma celebridade. Dê uma olhada na Diane Keaton:

Desde o início ela apresenta a mesma imagem de marca para seus fãs. Ela tem uma tendência por:

  • Terninhos;
  • Gola alta ou colarinho;
  • Chapéus;
  • Paletas de cores pretas, brancas e neutras;
  • Cabelo longo e liso.
 

Diane Keaton usa seu estilo visual para dizer ao mundo e a quem quer contratá-la quem ela é (alguém que marcha no seu próprio ritmo) e do que ela é capaz (alguém que pode ser séria mas com um tom peculiar).

Nós usamos imagem de marca no web design por questões similares: para causar uma boa primeira impressão e para definir o tom para futuras interações com os consumidores.

Gary Vaynerchuk, por exemplo, usa paletas de cores austeras (na maioria preto, branco, e vermelho), um design minimalista, e páginas com muitos vídeos para passar a mensagem que ele é um empreendedor sério com muito a dizer:

Aqui estão alguns benefícios que podemos esperar quando nós separamos o tempo adequado para definir nossa imagem de marca:

  • Nosso visual se torna tão reconhecível quanto o nome ou logo da empresa;
  • O estilo único separa a marca da competição;
  • Deixamos os clientes em potencial om uma impressão memorável sempre que eles interagirem conosco;
  • Nós podemos dizer nossa história sem termos que usar palavras;
  • Nossas escolhas de design trazem nostalgia e outros sentimentos positivos em nosso público;
  • Visuais conectados dão aos clientes em potencial ainda mais motivos para se conectarem com a marca.
 

Tendo uma imagem de marca bem definida poderá certamente ajudar seu negócio a ir além. Apenas se lembre que tem de ser autêntico e não somente copiar uma fórmula mágica que funcionou para outros.

É hora de fazer a sua marca se destacar!

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Como escolher a imagem de marca certa para seu site

Não existe uma ciência exata para escolher a imagem de marca, mas existem certas perguntas que você pode perguntar a seus clientes para ajudar a juntar tudo. Olhe para tendências comuns nas respostas para ter um estilo e sensação de onde começar:

1. "Como você descreveria o seu negócio?"

Em apenas algumas palavras, deixe-os fazer um pitch de apresentação de 30 segundos. O que a empresa faz, para quem faz e por que são únicos em seu nicho?

Essas são as primeiras perguntas que você deve perguntar a qualquer cliente para o qual esteja iniciando um projeto. Isso dará uma boa base em termos de entender o que eles fazem e a estética geral que você irá trabalhar para o nicho deles ou área de expertise.

2. "Quais são as três palavras que melhor descrevem a personalidade da sua empresa"

Para essa pergunta, use as respostas que seu cliente te der (por exemplo: amigável, juvenil, inovadora), mas faça alguma pesquisa por conta própria. Porque, enquanto o seu cliente vê a empresa sob certa luz, a história deles podem dizer algo diferente.

Gaste um tempo tentando conhecer mais sobre a marca assim como as pessoas que atuam como porta-voz dela. Use avaliações e comentários de outras pessoas – funcionários e clientes – para ter uma boa noção da personalidade da marca e identidade.

3. "Quais são os valores principais da sua empresa?"

Seria uma boa ideia aprender mais sobre os valores e atos filantrópicos da empresa. Isso irá revelar muito sobre as prioridades deles.

Por exemplo, a resposta da empresa Kellogg’s provavelmente seria seu forte apoio em sua iniciativa de se tornar uma “empresa de bem-estar baseada em plantas”. E é por isso que as imagens do site focam em bons e limpos ingredientes dos produtos deles.

4. "Quais sites você adora o visual e por que?"

Você não está procurando sites ou imagens de marca para copiar nessa pergunta. Tudo o que você quer é ter um direcionamento do tipo de estilo visual que está em sincronia com o seu cliente. Você e seus clientes podem se surpreender ao aprender que eles tem uma queda por sites ilustrados ao invés de dos com fotos, por exemplo.

5. "Qual a reação que você deseja obter do seu público?"

Você tem que ser muito cuidadoso com a imagem de marca que você cria para seus clientes. Algumas escolhas visuais podem levar os visitantes a terem sentimentos negativos sobre a marca.

Pegue, por exemplo, empresas de saúde e bem-estar. Seu cliente pode decidir que eles gostam muito da cor vermelha e deseja inserir variações da cor aonde for possível no site.

Mas isso depende da categoria de saúde e bem-estar da empresa, não? Por que a cor vermelha pode trabalhar muito bem para locais de doação de sangue (algo que sempre é necessário!), mas provavelmente não funcionaria para uma empresa que oferece serviços de meditação (que ajuda as pessoas a diminuirem seu ritmo).

É aqui que entender a conexão entre emoções e cores (e escolhas de design, no geral) podem ser úteis.

6. "A sua marca tem uma conexão com um lugar ou período temporal?"

Tempo e lugar podem desempenhar um papel na marca de alguns maneiras.

Um jeito é engrandecer um estilo de um determinado período de tempo por meio de elementos como tipografias e filtros. Logo, uma empresa que deseja transmitir uma sensação descontraída da Califórnia, poderá usar uma fonte como a Pacifico para fazer isso.

Outro jeito de usar o tempo e lugar é brincar com a história de uma empresa.

Quando fizer o projeto para marcas antigas, você pode usar a imagem de marca para inspirar sentimentos de nostalgiam, assim como a Affligem faz:

Se tempo e lugar não fossem fatores importantes que podemos experimentar, então tenha certeza que você está usando as últimas tendências do web design. Isso irá garantir que será usada a imagem certa para se comunicar com os consumidores modernos.

Uma última coisa

Assim que você escolher a imagem de marca certa para o seu negócio ou de seu cliente, salve as escolhas em um guia de estilos. Isso irá permitir que você a aplique consistentemente em todas as suas plataformas online (site, mídias sociais, newsletter, etc.).

Crie uma marca memorável e única para você!

Você tem uma história para contar a seus visitantes, futuros clientes, e consumidores existentes. Mas muito antes de você sequer ter uma chance de falar algo para eles (através da sua voz ou escrita), você deve chegar neles através da sua imagem de marca.

Mas qual tipo de história visual você quer contar?

É uma grande pergunta a ser feita, mas é uma que você precisa de respostas para poder direcionar a sua história na direção certa e de modo eficaz. Ao se indagar as seis perguntas acima e se inspirar no que as marcas de sucesso tem feito com suas imagens de marca, você poderá juntar uma única, poderosa, e memorável marca.

 

É hora de fazer a sua marca se destacar!

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*Esse post é uma tradução livre e adaptada do texto “How to Choose The Right Brand Imagery For Your Business” do Blog da Elementor.

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