A Natureza do Trabalho de um Designer de Produto
O designer de produto tem a função de materializar uma ideia que será aplicada no mercado, para isso ele se utiliza de informações trazidas por você para orientar o desenvolvimento do objeto e qual será seu nicho de mercado.
Após essa orientação o profissional faz uma pesquisa de mercado com referência ao objeto de desejo, para acrescentar parâmetros ao projeto e garantir quais serão os elementos a serem alcançados e avaliados com relação a entrega do serviço.

Ter sucesso nas vendas não é o mesmo de contratar um bom designer
O designer de produto não garante o sucesso de vendas do produto, pois não é ele quem faz a pesquisa mercadológica para o lançamento do produto de acordo com as necessidades do mercado.
Esses elementos são de responsabilidade de uma pesquisa de marketing e inovação que deve ser feita antes da contratação do designer.
A pesquisa deve contemplar questões como valores de mercado que esse produto deve ter, valor de produção, possíveis processos a serem utilizados, e elementos estéticos desejados.
Caso você não tenha esses valores de produção, um terceiro profissional pode ser contratado, aumentando os custos do projeto.
Por onde começar?
O designer de produto precisa saber qual o valor de orçamento que pode ser utilizado para a produção de protótipos e modelos no desenvolvimento, e se você deseja uma produção física tridimensional do produto, somente desenhos técnicos ou imagens renderizadas do produto.
O profissional pode, em um primeiro momento, fazer uma consultoria com o cliente analisando os dados, para que seja entendido qual o melhor caminho a seguir para materializar a ideia.
Nem sempre a produção de um novo produto será mais interessante. Mediante os dados, pode ficar claro que adquirir um produto já existente no mercado seja a melhor opção.
Outras questões são definidas nesse momento e o resultado disso é o briefing, ou parâmetro de projeto. Você pode escolher por parar o atendimento nesse momento, já que conseguiu um plano de implementação definido, e dependendo da complexidade já será capaz de o executar.
Hora de projetar!
A sequência, ou próximo passo envolvem pesquisas para a conceituação do projeto. Cada um terá um caminho diferente segundo a sua natureza. Alguns projetos tem como importância elementos estéticos, outros mecânicos, mas todos eles devem ter em mente a experiência do cliente e a comunicação homem máquina.
Para que o projeto saia de painéis de ideias e junção de referências o designer de produto precisa desenhar formas, analisar funcionamentos, e usar ferramentas criativas para seguir os parâmetros determinados.
Alguns projetos vão exigir modelos em escalas menores para teste de funcionamento, e mesmo modelos em escalas reais. Essa necessidade deve ser diagnosticada pelo profissional e ajustada ao orçamento pré-definido.
Entenda: Custos extras no projeto são economias na produção!
Existe uma questão importante; Por mais que o designer de produto analise custos e use a criatividade para se manter no orçamento, esse é um momento do projeto que pode ocorrer gastos não esperados, como retorno aos desenhos, erros nos funcionamentos e ajustes, pois essa é a natureza de desenvolvimento de algo novo; Tolerância ao erro.
É preciso que seja dado à você, cliente, opções de ajustes. Porém, caso sejam identificadas necessidades imprescindíveis, isso deverá ser cobrado a mais.
Esteja ciente que um erro nesse momento custará muito menos do que se ele for identificado na linha de produção, pois as mudanças serão muito mais dispendiosas depois.
É hora de testar, testar, e testar novamente
Para fazer os testes são necessários modelos mais reais, o que chamamos de protótipos. O protótipo é a produção de um único produto idêntico ao que será vendido, para que o cliente tenha a experiência e possa falar sobre seu contato com ele.
Alguns testes preliminares, não são feitos com protótipos, pois possuem análises específicas, e não precisam que todo o produto esteja definido, essa identificação de testes e modelos também deve ser feita pelo designer de produto.

Mas meu sobrinho acha que essa cor fica melhor...
A entrega do projeto deve ser avaliada mediante aos elementos definidos no briefing entre você e o designer de produto, não sendo possível a alteração ou “desgosto” sobre o trabalho segundo a opinião de pessoas não responsáveis e presentes no projeto como um todo, e nem mesmo opinião de parentes.
Casos específicos sobre produtos feitos para crianças e animais serão testados com esse público e deles serão analisados os dados, essa é a diferença entre análise por opinião e análise pela validação do público alvo.

É hora de fazer a sua marca se destacar!
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Escrito por Fernanda Távora
- fevereiro 17, 2021