Passe por cima da sua concorrência

O mundo está mudando em todos os sentidos imagináveis; O jeito que conduzimos nosso negócio agora é mais rápido e agressivo do que nunca antes. Isso quer dizer que a sua concorrência vai tentar fazer o possível e trabalhar duro para atrair o máximo de consumidores em qualquer nicho que seja.

Quando um negócio está a procura de otimizar o seu alcance e engajamento, eles estarão mais propensos a terem bons resultados se eles pegarem uma parte de seu tempo para pesquisar e analisar seus competidores. Isso será de grande importância para qualquer campanha de marketing na era digital.

Te daremos algumas dicas importantes para que você possa passar por cima da sua concorrência com uma boa pesquisa e análise de concorrentes.

O jogo da conpetição

Por que a análise da competição é importante?

A primeira coisa que você deve entender é o motivo da análise de competição ser tão importante. O objetivo principal é descobrir ameaças e oportunidades de crescimento para a sua empresa. Assim você poderá investir mais tempo e dinheiro nesse aspecto da sua estratégia de negócios.

Análise da competição é anti-ético ou errado?

Se você é um empreendedor você deve saber que prestar atenção aos movimentos do mercado e ao comportamento de seus clientes é uma qualidade importante e desejada para se ter sucesso.

Entretanto isso não se trata de espionagem, nem de trapaça para copiar as estratégias dos concorrentes. Espionar consiste em você ter alguém inserido dentro da outra empresa para roubar dados sigilosos que não poderiam ser obtidos publicamente, o que é errado e ilícito. Por sua vez na análise da competição fazemos o contrário, nos aproveitamos dos dados que estão abertos ao público para entender o cenário como um todo.

A análise da competição te ajuda a criar estratégias úteis

Analisar a competição vai te permitir entender quais são as melhores estratégias que estão sendo utilizadas pelos competidores, a fim de evitar gastos desnecessários de tempo e dinheiro com estratégias inúteis. Isso será muito importante pela vantagem que você irá ganhar ao focar em maximizar os seus resultados.

Primeiro você deve ser paciente e juntar o máximo possível de dados para fazer um bom plano para o seu próprio negócio. Não tenha pressa! Mesmo que você esteja atrasado, e fora do cronograma para começar, você deverá tirar um tempo para analisar corretamente a competição antes de iniciar seus trabalhos em sua própria campanha.

Não cometa esse erro! É comum que os empresários tenham pressa para iniciar logo suas campanhas de marketing, começando sem um plano bem definido. Por isso recomendamos que você tire um pouco de seu tempo para avaliar o melhor jeito de fazer isso baseado em informações que você seja capaz de conseguir.

Analisando a competição

É essencial quando você quer lançar um novo produto

Algumas vezes o problema maior no lançamento de um novo produto é que as estratégias por trás dele não serão ideais. Isso pode levar a grandes perdas financeiras. Esteja por dentro das coisas que acontecem em seu nicho de atuação, isso te dará a habilidade de iniciar uma campanha sem muito esforço. Essa é a melhor maneira de criar uma estratégia de marketing que será viável para seu negócio. Saiba mais sobre o que um designer de produto faz.

Te ajuda a reposicionar a sua marca

Quando se fala sobre marcas, nada será mais importante do que entender o que está acontecendo com a sua concorrência e como eles estão se posicionando com a sua audiência.

Mudar uma marca pode mudar o seu posicionamento de nicho e percepção dela pelo seu consumidor, se a pesquisa for feita de maneira errada, ou sequer for feita, irá impactar nos resultados finais, podendo levar à atingir públicos não pretendidos e que podem ser consumidores que não possuem qualquer relacionamento com seu produto, serviço ou sequer terem intenção de adquirir eles.

Na outra via, ao fazer uma boa pesquisa, será capaz de trocar de nicho de consumidores ou melhorar a percepção da sua marca caso ela esteja ruim ou tenha sofrido algum impacto negativo, seja por má conduta ou por desvalorização da marca por ações das concorrentes. 

O poder de reposicionar a sua marca vai nas duas vias, tanto para melhorar quanto para piorar ela, faça uma boa pesquisa e análise da competição para garantir que vá pelo caminho correto.

Marca Nike

O modelo de análise da competição

Conduzir uma pesquisa de análise da competição não é uma tarefa tão simples e possui muitos passos para se pensar se você deseja atingir os melhores resultados. Listamos abaixo os considerados mais vitais em ordem para se obter o máximo de informações possíveis sobre seus competidores.

Primeiramente, existem dois tipos de concorrência que devem ser analisadas. A mais importante e que gerará mais impacto em seu negócio é a direta. A concorrência direta são competidores que atuam no mesmo nicho do seu negócio, ou seja, atingem o mesmo consumidor, vendem os mesmos produtos ou serviços, atendem na mesma região e praticam preços semelhantes. Qualquer estratégia usada pela competição direta irá te afetar com mais impacto.

Por sua vez a concorrência indireta é formada por negócios que atendem o mesmo perfil de consumidor, mas não se deixe enganar, elas são tão importantes quanto a direta. Se tivermos uma hamburgueria e um food-truck eles seriam uma concorrência direta, já uma hamburgueria e uma pizzaria seriam indiretas, mas o potencial de uma pizzaria com um bom produto e atendimento de tirar os consumidores da hamburgueria com um produto ou atendimento que não sejam bons é alta, gerando tanto impacto quanto a competição direta.

Lembre-se ainda de que tanto a competição direta quanto indireta, em certos casos, podem ter tanto estabelecimentos físicos quanto virtuais. A importância de se ter um site hoje é crucial dentro da sua estratégia de vendas.

2. Observe a estrutura do site da sua concorrência

Existem muitos elementos que formam um site de sucesso e você precisa considerar todos eles quando você decidir fazer melhorias em seu próprio site. Olhe os títulos dos sites da competição, a estrutura da URL, os links internos, a integração com mídias sociais, facilidades de atendimento, assim como a estrutura geral do site como o layoult.

O tempo de carregamento do site da sua competição também será importante. Olhe nos três a cinco melhores e compare o tempo de carregamento deles. Tenha em mente que carregamentos acima de 5 segundos podem ser muita coisa para a maioria das pessoas, eles vão sair do site antes mesmo de ver ele.

Você também precisa levar em conta o quão eficiente a navegação desses sites é e sua facilidade em achar informações. Então compare isso com seu próprio site para ver o quão fácil é para as pessoas encontrarem algo nele.

Também, observe como esses sites da concorrência apresentam seu conteúdo graficamente e como eles apelam para os seus consumidores. Alguns podem ser bem minimalistas na apresentação, mas mesmo assim terem grande engajamento. Em contraste, alguns são muito gráficos e ilustrados, e mesmo assim terem um engajamento baixo.

Planejando um site após analisar a competição

3. Analise seus trabalhos em redes sociais

Não seja mais um empresário que ignora olhar as redes sociais da competição, siga elas e se possível mantenha com avisos de publicação para receber em primeira mão. A verdade é que isso se tornou uma das maneiras mais essenciais para aprender como melhorar seus esforços para ganhar da competição.

Primeiro, olhe quais plataformas sociais seus competidores usam, anotando quanto engajamento eles conseguiram ter em cada uma delas. Veja as curtidas, comentários e compartilhamentos para saber seu nível de interação com os consumidores e quais estratégias de comunicação estão usando.

Parte da sua competição pode estar comprando curtidas e seguidores, mas será fácil de perceber isso com a interação em comentários, os que fazem uso dessas compras costumam ter um engajamento muito baixo pois não são consumidores reais ou que tenham relação com a marca ou produto/serviço sendo ofertado.

Existem muitas maneiras de estar nas redes sociais, além de inúmeras plataformas diferentes, algumas delas são melhores para você do que outras. Por exemplo, para produtos B2B você terá mais visibilidade no Linkedin, enquanto que vendendo produtos feitos por você mesmo, terá mais alcance no Pinterest.

O ponto é que você deve ter certeza que está levando esses pontos em consideração antes de iniciar a promoção do seu negócio nessas plataformas. Afinal, cada uma delas exige um tipo de comunicação diferente, uma vez que possuem públicos consumidores distintos.

 

grupos de pessoas

4. Faça uma pesquisa de palavras chave

Essa etapa é muito importante para a criação de conteúdos, ela permite que você identifique quais são as palavras chaves que mais estão sendo usadas pela sua competição em seu nicho.

O Google possui um mecanismo de otimização para escolhas de palavras chave para anúncios, ele te ajuda a encontrar palavras novas ou relacionadas aos seus produtos e serviços mais relevantes, mesmo que não vá anunciar ele se tornará uma importante fonte de dados para melhorar sua análise da competição.

Sem utilizar as melhores palavras chave, seus esforços não irão dar os resultados desejados. Você deve entender que criar conteúdo sem a otimização das palavras chave é praticamente inútil por que não estará fazendo muita coisa em termos de SEO.

Preste atenção, existem duas maneiras principais para começar a ganhar exposição pelo seu conteúdo. O primeiro é orgânico, o que significa que virá da sua capacidade de ranquear conteúdo nos mecanismos de busca.

O segundo é investir em propaganda paga. Você pode notar que alguns de seus competidores já usam essa estratégia para ganhar notoriedade. Identificar isso e entender quais tipos de propagandas eles estão usando será muito útil.

5. Crie conteúdos

Avalie o que seus a sua competição está criando em termos de conteúdo, seja nas redes sociais, em seus sites ou blogs. Anote a frequência com a qual postam materiais e quanto trabalho eles colocam em cada um ao ver a qualidade deles. Alguns nichos exigem conteúdos mais complexos e elaborados enquanto outros podem ser eficazes com conteúdos simples e diretos.

Veja se estão usando imagens atrativas e que geram engajamento. Se eles postam conteúdos diariamente e com uma boa qualidade, você já sabe que terá uma competição forte para lidar. Tenha em mente que seus esforços devem bater com sua pesquisa, você deve fazer tanto quanto ou mais que a sua concorrência.

Jamais se esqueça de que conteúdo ainda é rei; quanto maior for a qualidade dos seus artigos, blogs, e-mails e posts sociais, mais eles te ajudarão a subir rapidamente no ranqueamento nos mecanismos de busca.

A sua competição não irá tirar uma folga, isso quer dizer que você também não deve.

O maior problema de negócios online é que eles esperam que seu conteúdo irá ganhar notoriedade com apenas alguns posts ou artigos. Vale lembrar que existem centenas, senão milhares de competidores no mesmo nicho.

Quando a competição for muito forte você deve ter certeza de que seus esforços estarão acima do desafio. O único jeito de fazer isso é se comprometer com o que você está fazendo. Para garantir que seu negócio será promovido para uma audiência grande, você deve ser consistente!

competição com nicho lotado

Escolha um nicho baseado em quão competitivo ele é

Em alguns casos a melhor maneira de você posicionar seu negócio é escolhendo o nicho correto. Existem nichos muito saturados o que significa que a competição é grande. Ao lidar com um nicho com uma base grande de competição isso significa que você irá ter de trabalhar muito mais para se destacar.

Encontre, se possível, um nicho que não esteja saturado, assim você  será capaz de chegar no nível da competição sem gastar muito tempo e dinheiro no processo. Por isso é importante que você identifique o que é capaz de fazer, e quanto tempo e dinheiro você será capaz de gastar.

Se mesmo assim decidir ir para um nicho grande e lotado, ou se essa for a única opção que tenha, perceberá que existe uma audiência grande assim como o potencial de lucro, mas um nicho menor irá ser mais fácil de se aproximar em um curto período de tempo.

Contrate especialistas para te ajudar

Se você não se sente confortável em passar por todo essa complexa busca, ou se simplesmente não possui tempo para isso, você sempre poderá contar com a ajuda de um especialista.

Essa pode ser a melhor maneira de ter uma boa análise da competição se você está ocupado com os outros pontos do desenvolvimento do seu negócio. Então poderá usar essa informação para fazer as melhores escolhas de como seguir com suas estratégias de marketing.

Lembre-se que esses passos são apenas uma parte da pesquisa, caso não possa contratar um profissional faça ao menos a análise dos pontos mencionados, eles já te darão uma perspectiva ampla para não ter que iniciar sem nenhuma perspectiva. Existem algumas ferramentas online de análise da concorrência como o Google e  Ubersuggest.

É hora de fazer a sua marca se destacar!

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